Prezados amigos almubianos e apreciadores da boa leitura. Nossa indicação, leitura do mês de outubro, do Grupo de Leitura, foi indicação da querida acadêmica, Nádima Nascimento. Segue, abaixo, a resenha tão bem elaborada por ela.
A SENHORA DAS ESPECIARIAS de Chitra Divakaruni é um romance surpreendente pela narrativa delicada e profunda, que aborda, principalmente, a intimidade com as especiarias e a vida de imigrantes indianos para os Estados Unidos.
É a história de uma jovem, Tilo, de natureza rebelde, que depois de intentar vários segmentos da vida comum, acaba em uma ilha orientada por uma anciã em disciplina sacerdotal junto a outras moças.
Quando formadas, em condições de irem a ter com pessoas comuns, tais moças são espalhadas pelo mundo para cumprir sua missão, com a devida rígida disciplina de uma sacerdotisa.
Cabe a Tilo, na aparência de uma senhora idosa, ser a dona de uma Loja de Especiarias, nós arredores de São Francisco, cenário onde se desenrola muitas das descrições cheias de magia das especiarias, do aspecto psicológico e choque cultural dos imigrantes, e de uma surpreendente paixão.
O livro deu origem ao filme – O Sabor da Magia, que, em minha opinião, deixa a desejar, considerando que muito das narrações são monólogos, percepções emocionais e mentais, não fáceis de serem transmitidas pela arte cinematográfica.
Ressalto a beleza chamativa da capa de Victor Burton, com molduras cheias de Especiarias e as devidas referências.
Autora de mais de dez obras, essa junto com Irmã do Meu Coração e A Vinha do Desejo são as mais elogiadas. Chitra Banergee Divakaruni ainda jovem migrou para os EUA, sendo hoje poeta e professora do Programa Escrita Criativa da Universidade de Houston, Texas.
Nádima Nascimento (cadeira 47) – Letras – Patrona: Neusa França