Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

// ACADEMIA DE LETRAS E MÚSICA DO BRASIL

ALMUB

Instituição de âmbito nacional, sem fins lucrativos, a Almub foi fundada em 23 de outubro de 1976, em Brasília, pela escritora Arlette Pereira da Costa, já falecida.

JK – NOSSO PATRONO

​Juscelino Kubitschek de Oliveira,  a quem é reservada a Cadeira nº 1, “ad aeternum”, a única que não pode ter outro ocupante.

NOSSOS IDEAIS

Com sede e foro em Brasília – Distrito Federal, a Almub tem por finalidade promover, fomentar e divulgar a Cultura, no âmbito das Letras e da Música, nas esferas intelectuais do País.

Os ideais da Almub são os mesmos defendidos por aqueles que decidiram fundá-la em 1976, quando Brasília era ainda uma criança em pleno processo de desenvolvimento cultural.

// história

Como surgiu a Almub?

Arlette Pereira da Costa idealizou esta instituição certa de estar trabalhando pela cultura da capital do País e de que estaria plantando a semente que, hoje, representa cada um dos membros efetivos desta Academia, cujos pilares são a Música e a Literatura.

​Por ela já passaram expressivos nomes de nossa cultura, que partiram para o alto, deixando-nos exemplos de dedicação e amor à causa que abraçaram com determinação e coragem. Além da Fundadora, Arlette Pereira da Costa, citamos Newton Rossi, Alfredo Uchôa, Stella Rodopoulos, Maria de Lourdes Lucena, Jonatra Macedo, Silvio Barbato, Maria de Lourdes Reis, Neusa França, Leon Szklarowsky, Henriques do Cerro Azul, Áureo Mello, Rômulo Marinho, Palmerinda Donato, Jáson Frutuoso, Luiz Carlos de Oliveira Cerqueira, Nestor Kirjner, Antônio de Pádua Guerra Vicente, e muitos outros.

A Almub nasceu com a força das grandes letras e a cadência das eloquentes notas musicais. Continua atuante, marcando presença nos meios culturais de Brasília e atenta aos movimentos de atualização de seus documentos e normas, com a determinação de quem chegou ao século 21 revigorada pelo talento de seus membros efetivos.

Créditos: Maria de Lourdes Torres de Almeida Fonseca (“Lolô Fonseca”, cadeira 35 – Letras), que integra a Almub desde 16/02/1977.

// CONHEÇA

Ex-Presidentes

Galeria dos ex-presidentes

No dia 10 de julho de 2021, em um recital de posse realizado no instituto Fernando Calixto, foi inaugurada a Galeria dos ex-presidentes da Academia de Letras e Música do Brasil – ALMUB, que foi idealizada e concretizada pela atual presidente, Meireluce Fernandes, com o apoio da diretoria, em especial, de Vânia Gomes e Nilva Souza. Na oportunidade, a Presidente agradece, mais uma vez, aos familiares e amigos de todos os ex-presidentes que contribuíram, inclusive, com o envio de algumas fotos. A referida galeria nos remete à memória dos ex-presidentes do sodalício, homens e mulheres que doaram seus conhecimentos, tempo e dedicação, deixando-nos seus preciosos legados, tornando-se, assim, nossos “magistri vitae”. são eles: Arlette Pereira da Costa (nossa fundadora), Newton Rossi, Claudio Santoro, Victor Tannuri, Alfredo Moacyr Uchoa, Jonatra Macedo, Neusa França, Palmerinda Donato, Gustavo Dourado, Vadim Arsky, Plínio Mósca, Nazareth Tunholi, Jaci Toffano, Sebastião Theodoro Gomes e Basilina Pereira. Por oportuno, agradece, também, com muita admiração e respeito, a tantos outros ilustres acadêmicos que passaram pela ALMUB e construíram o nosso patrimônio sociocultural e que, sem dúvida, elevaram o ideal da saudosa fundadora Arlette Pereira da Costa. Continuaremos lutando pela imortalidade dos nossos acadêmicos, fazendo jus e projetando o sustentáculo de sua arte, inspirando sucessivas gerações.